Fotografar um Casamento: Erros básicos para se Evitar

Se você está começando agora sua carreira de fotógrafo profissional e ainda não tem muita experiência, esse artigo é para você. Hoje vamos falar de dicas básicas sobre como fotografar um casamento. Você já fotografou o seu primeiro casamento? Está com a data marcada e com frio na barriga?

Como um casamento é um evento único, e você como fotógrafo escolhido não pode errar, é importante demais saber tudo o que você deve fazer, mas também o que você não deve fazer.

Fotografar um Casamento não é algo tão simples

Em primeiro lugar, você deve ter claro que fotografar casamento não é algo simples. Não estamos dizendo isso para deixá-lo mais nervoso, mas sim para reforçar que o trabalho exige muita responsabilidade. Então, observe se está em dia com os quesitos:

Conhece bem o local onde o casamento acontecerá?

Isso é importante para você medir a luz, os espaços por onde poderá circular mais à vontade, onde pode render fotos mais criativas. Chegue com antecedência, ou, se puder, visite antes o local.

Conhece bem os noivos?

Isso é importantíssimo para não apenar criar empatia, afinal você vai viver com eles um momento importante, mas para já perceber nuances de temperamento de cada um, o que vai ajudar na hora dos cliques, além dos melhores ângulos, detalhes do rosto que podem ser mais valorizados e por aí vai.

fotografar um casamento: dicas básicas para evitar erros básicos

Se pensar bem, antes do evento propriamente dito, você terá de fazer muitas coisas que não tem lá muito a ver com fotografia. E essas coisas exigirão muita paciência, concentração e sensibilidade. Mas será exatamente isso que o tornará um profissional melhor na hora exata do clique.

Desenvolva experiência ainda que como observador

Antes de fotografar o seu primeiro casamento, será muito bom que você tenha sido assistente de algum outro fotógrafo.

Mas se isso não aconteceu, e não há como se tornar um assistente nessa altura do campeonato, você pode pedir para acompanhar algum amigo fotógrafo no próximo casamento, apenas para observar como seu amigo trabalha.

Se der tempo, faça um workshop ou participe de algum congresso de fotografia. Ouça o que profissionais mais experientes no segmento tem a dizer.

Ou se tiver intimidade para conversar com alguém mais experiente, proponha um café e peça algumas orientações.

Para finalizar, vamos deixar umas dicas básicas e rápidas sobre o que nunca fazer ao fotografar um casamento:

  • Nunca dance na festa;
  • Não seja excessivamente simpático;
  • Não se dirija às mulheres (noiva, mãe da noiva, madrinhas ou convidadas) como “linda” ou “querida”;
  • Nunca tire os sapatos. Por isso escolha um par que já saiba ser confortável para as horas em que ficará em pé;
  • O mesmo cuidado vale para a sua roupa. Escolha algo elegante e confortável e que não deixe NUNCA evidente partes de seu corpo: calça de cintura baixa jamais, assim como decotes para mulheres ou peças curtas;
  • Evite falar em gírias, mesmo as mais usuais;
  • Não saia contando a todos que é o seu primeiro casamento;
  • Se passar por problemas técnicos, não conte aos convidados;
  • Nada de bebidas alcoólicas;
  • Seja muitíssimo cuidadoso com quem organiza o casamento; Lembre-se que ele pode indicá-lo para mais trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo