Diagramação de Álbuns para Aperfeiçoar suas Práticas

Hoje vamos dar algumas dicas de diagramação de álbuns para você aperfeiçoar suas práticas e deixar seus ensaios ainda mais bonitos.

Lembre-se! Um álbum impresso é um cartão de visita do seu trabalho, por isso ele deve estar sempre impecável.

Se você considera que o seu estilo de fotografar é único e pretende “convencer” as pessoas disso, é por meio da diagramação de álbuns que isso acontecerá.

Mesmo que seus clientes escolham as fotos, é você quem as apresentará, quem estabelecerá uma ordem; ordem que por sua vez contará uma história com começo, meio e fim.

Considerando então a importância da preservação, porque o cliente deseja que o álbum do casamento dele dure gerações, é importante contar com a sobriedade na hora de diagramar.

Sendo assim, escolha cores neutras e tenha em mente a pergunta: como esse álbum será visto daqui a algumas décadas? Como um registro clássico, elegante e atemporal?

Você não vai querer que seu trabalho seja visto como algo brega, certo?

Unidade

Outra dica é procurar unidade de tons nas lâminas. Mantenha a mesma paleta de cores ou estilo de fotos. Por exemplo, se combinar várias fotos de uma noiva, não coloque uma foto de um convidado, por exemplo. Mantenha só fotos da noiva ou, no máximo, de algo relacionado a ela: o buquê, a aliança, o vestido.

Ah! Caso você não saiba o que é uma lâmina, são as duas páginas, uma seguida da outra, quando o álbum está aberto.

Voltando às dicas: tente também não colocar muitas fotos na mesma lâmina e nem misturar imagens coloridas com imagens p&b. Evite a poluição visual. No máximo, use 6 fotos em cada lâmina.

Softwares para diagramação de álbuns: qual é o melhor?

Para diagramar seus álbuns, você pode tanto usar o Adobe Indesign, quanto o Photoshop. Há também o nosso D-Book, que possui todas as ferramentas que você precisa para diagramar, além de temas, possibilidade de inserir textos, entre outras funções. O download do D-Book é totalmente gratuito e você pode fazer por aqui.

Seja qual for o software de sua escolha, você pode enviar seus arquivos para nós tranquilamente, depois, em formato PDF.

Fontes

Caso for inserir texto, escolha a fonte com muita atenção. Vale a mesma dica: seu trabalho vai ser visto daqui a 20 anos. Cuidado com fontes da moda.

Álbuns panorâmicos são mesmo muito bonitos! É ótimo para um fotógrafo ter tanto espaço para trabalhar uma imagem. Só cuide para não cometer o erro de deixar o rosto de um cliente exatamente na dobra das páginas. O rosto ou algum outro detalhe de suma importância.

Por fim, o segredo é treinar bastante. Quanto mais você explorar as ferramentas, melhor.

E faça muita pesquisa. Veja todos os álbuns que você puder, e não apenas de seu segmento de atuação. Uma hora de lazer em uma livraria pode ajudá-lo muito a se inspirar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo