Resumo da tarde! Confira tudo o que aconteceu no 1º dia de Digipix Canon Photo Experience

Com o tema “Colecionador de Mundos: a fotografia como exercício de uma vertigem”, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil Araquém Alcântara começou a segunda parte do primeiro dia do Digipix, O “Digipix Canon Photo Experience”. Marco Perlman, fundador e CEO da Digipix, abre a exposição do ícone: “quando fiz 40 anos, minha esposa me presenteou com uma fotografia do Araquém e todos os dias minha vida é melhor por causa disso, como deve ser a fotografia na vida de todos nós.” Um dos mais importantes fotógrafos em atuação sobe ao palco aplaudido com entusiasmo.

Araquém Alcântara.
Araquém Alcântara.

A vasta obra de Araquém Alcântara conta com 47 livros publicados sobre temas ambientais, além de 22 em co-autoria. Combativo ativista do patrimônio natural brasileiro, já ganhou cinco prêmios internacionais e 32 nacionais. Ao longo da carreira, realizou 75 exposições individuais e escreveu inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas do Brasil e do mundo. “Percebi que sustentabilidade é viver bem, é ter o mínimo de condição humana para viver. Aquilo que eu sempre buscava na estética ganhou peso de discussão.” Sobre consciência ecológica, Araquém disparou: “meu trabalho clama por isso”. A palestra seguiu com a plateia sem piscar os olhos. Ao fim, muitos quiseram bater um papo com o fotógrafo.

Quem subiu ao palco em seguida foi o casal “The Kreulichs”. Com o tema “Transformando o pouco em muito”, Junia Lane e Lícius Kreulich, que vivem no Rio de Janeiro e atuam no segmento de casamento e ensaios de família, contaram para os presentes como começaram suas carreiras na fotografia. Com o olhar sensível que lhe é muito peculiar, Junia disparou com brandura: “nós não somos concorrentes”. A intenção da fotógrafa foi salientar a importância da originalidade: “o seu olhar é único.” O estilo inovador e irreverente com o qual retratam a vida são características peculiares do casal.

Junia Lane e Lícius Kreulich.
Junia Lane e Lícius Kreulich.

Depois de um breve intervalo, quem subiu ao palco foi Elcio Ohnuma, coordenador da área de fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design e um dos sócios do Blink Studio. Ohnuma “brincou com a luz” em sua palestra, apresentando um conteúdo um pouco mais técnico para os presentes, mas de maneira bastante didática. Com muitos trabalhos em moda e publicidade, Elcio atendeu clientes como Honda, Topper, Rainha e Fruitella. Ele apresentou as peças explorando conceitos e técnicas de luz. “Para toda fotografia de movimento, o flash precisa ser especial, de alta velocidade.” Experiente professor, aplicou algumas de suas técnicas no palco, contando com a ajuda da plateia em alguns momentos. “A fotografia só funciona quando o fotógrafo experimenta. Precisamos errar, porque é assim que aprendemos.”

Elcio Ohnuma.
Elcio Ohnuma.

Encerrando o primeiro dia de palestras, Lidiane Lopez contou à plateia os caminhos que escolheu para trilhar na fotografia. “Quando decidi trabalhar com animais e bebês, ouvi muita coisa, muita coisa. Não vou rebater o que ouvi, mas só quem sabe o que é um amor fiel compreende o que fiz.”

Lidi_Lopez

Especialista em fotografias de gestantes, newborn, crianças e famílias, Lidi é formada em Publicidade e Propaganda e realizou curso em cinema. “Fui a primeira fotógrafa a clicar bebês e animais juntos.” Suas fotografias transmitem o universo encantado e mágico e são repletas de efeitos. Evidenciando sempre a proteção e o cuidado na hora de realizar os ensaios, Lidi Lopez conta aos espectadores que possui três casas para receber seus clientes e todas são ambientalizadas de acordo com o estilo da fotografia. Uma das casas, por exemplo, é para receber bebês e toda vez que um cliente sai, uma pessoa responsável realiza todo o processo de higienização.

Fotografia na prática foi com ela mesma. A profissional levou ao palco gestantes e crianças para um breve ensaio explicativo.

IMG_6592

Gostou de nossa cobertura? Amanhã você pode conferir a programação aberta gratuitamente e conhecer muito mais desse universo rico e mágico que é a fotografia. Esperamos por você!

hoto_Experience_Digipix_Canon

Até amanhã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo