Diagramação de Álbuns Infantis: Pontos Importantes

Você costuma fotografar apenas bebês? Newborn, festas infantis ou ensaios escolares? Hoje vamos dar dicas de diagramação de álbuns infantis para você caprichar ainda mais nos próximos ensaios.

Pontos Importantes na Diagramação de Álbuns Infantis

Como nos demais segmentos, os primeiros cuidados devem ser tomados ainda na sessão. Se você é quem vai definir os cenários, as roupinhas do bebê e os acessórios, leve em consideração duas coisas importantíssimas: cores e temas. Por quê?

É claro que a diagramação de álbuns infantis significa trabalhar com muito mais possibilidades de cores e temas. Diferentemente de um álbum de casamento, no infantil dá para brincar mais, ousar até. Mas, como em todos os álbuns, nos demais segmentos, você vai querer que seu álbum seja visto daqui a 20 anos como algo elegante, bem feito, atemporal, certo?

Pois, então. É justamente nesse ponto que pode morar o impasse. Usar muitas cores ou modismos pode cair bem hoje, mas em longo prazo, não. Por isso, pense bem na hora de escolher a paleta de cores, isso desde a sessão de fotos.

O mesmo vale para os temas. Usar personagens do momento deve ser uma escolha bem pensada, de preferência com os pais do bebê. Ou, se os pais quiserem algo que vai muito contra a sua ideia, tentar conversar para chegar a um consenso.

Outro ponto: bordas e templates.

Se você for usar bordas ou templates como pano de fundo, cuide para que não “briguem” com o principal: o bebê. Sem falar que na própria foto já haverá outros elementos. Bordas mais largas são preferíveis às mais finas.

Isso não significa também que você não possa compor algo diferente, criativo, único. O segredo é manter o radar do bom senso bem ligado.

surpreenda no acabamento do álbum

E tratamento e edição das fotos?

Já na hora de tratar e editar as fotos, vale a pena aumentar a vibração das imagens para deixá-las mais coloridas. Cuidado, sempre, com o exagero, para não ficar artificial. Na hora de organizá-las na composição, cuide para que as cores não disputem o olhar ou que venham deixar a diagramação poluída.

Qual fonte escolher?

Se você for escrever algo, a escolha da fonte também deve ser feita com cuidado. Prefira fontes simples, no sentido de pouco desenhadas, não de antigas. Lembre-se que a hora de imprimir tem de ficar legível, então o tamanho também deve ser checado, assim como a espessura do traço. Outra dica é não escrever muito, para não poluir. E tomar muito cuidado com erros de grafia.

Quantas fotos?

Por mais que os pais queiram muitas fotos, resista e diagrame apenas com as mais bonitas. Evite repetições de cenas e cuidado, muito cuidado para não deixar pessoas importantes de fora, de tiver fotografado uma festa infantil. Tenha certeza – e cheque isso – se pais, avós e demais pessoas importantes foram fotografados com o bebê e se saíram bem na foto.

Tão desagradável quanto não colocar alguém importante no álbum, é colocá-lo mal fotografado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo