Rafael Petrocco também vai estar no #DigipixDay

Vamos conhecer mais um palestrante que vai estar no Digipix Day daqui a alguns dias? Já estamos quase em contagem regressiva, hein?

Você já fez sua inscrição? Esperamos que sim porque queremos a sua presença nesse grande evento!

Se você ainda não fez a inscrição, olha só! Basta clicar AQUI!

Hoje queremos apresentar Rafael Petrocco. Formado em Publicidade e Propaganda e em Design Gráfico, uma das coisas que mais gosta de fazer é estar com pessoas, se relacionar com elas, trocar experiências e histórias. Petrocco é de Campinas e sua área de atuação principal é fotografia de casamento.

Confira agora mesmo nossa conversa com Rafael Petrocco!

Rafael Petrocco
Foto: Rafael Petrocco.

O Digipix Day está chegando! Qual é a sua expectativa para o evento?
Acompanho o Digipix Day há três anos e tenho aprendido muito, além de ter conhecido pessoas incríveis, essas que sobem ao palco e nos passam tanto conhecimento, experiências. Agora, com essa oportunidade de estar nesse mesmo palco, com certeza dá um frio na barriga. De alguma forma, aquilo que eu falar no palco, compartilhar com as pessoas que estiverem presentes, pode vir a fazer a diferença na vida dessas pessoas, pode ajudar essas pessoas assim como fui ajudado. Está dando um friozinho na barriga, mas estou com o coração alegre.

Participar de eventos é uma forma de repassar a trajetória?
Nunca pensei nisso, mas, sim. Não só pela contagem dos anos, mas pelo tanto que conseguimos nos desenvolver. Olhando para trás, são oito anos já, como meu trabalho mudou. Não pela técnica, mas pelos conceitos, por tudo aquilo que ouvi e considerei. Com certeza foi um desenvolvimento como fotógrafo, mas também como pessoa. Além do conteúdo que as palestras passam nos eventos, há o relacionamento com as pessoas. Conhecer um pouco mais os profissionais que partilham dos mesmos anseios, dos mesmos medos, alguns até dos mesmos sucessos, é importante porque nos desenvolve como pessoas. Então, sim, participar faz relembrar a trajetória, mas também as pessoas que passaram por ela, as pessoas que contribuíram para quem sou hoje, até mesmo o reconhecimento que tenho.

Nas horas vagas, o que gosta de fazer para ter mais inspiração?
Na verdade, não tenho muitas horas vagas. Tenho uma princesinha que me ocupa nesses momentos. Aliás, ela é um dos motivos que mais me inspiram. Poder estar ao lado dela, acompanhar o seu crescimento, formá-la como pessoa, poder educá-la. Ela é a coisa mais importante, que mais me inspira, nesse último 1 ano e seis meses. E acredito que quanto mais o tempo passar, essa inspiração será ainda maior. Acredito que não podemos falar sobre registrar os momentos importantes de outras pessoas se nós mesmos não temos os nossos próprios momentos, os nossos próprios motivos. Então, histórias de pessoas me inspiram, minha filha me inspira, minha família me inspira.

Sobre qual assunto mais gosta de falar?
Uma das poucas coisas que acredito que sei fazer, e que faça bem, é falar sobre relacionamento. Muitas pessoas decidem ter a fotografia como profissão, mas no meu caso é um pouco diferente: a fotografia é uma ferramenta.

Explique melhor.
A fotografia é uma ferramenta que me possibilita conectar com outras pessoas. Poderia ser outra profissão, porque o principal objetivo para mim é me relacionar com pessoas e falar sobre relacionamentos. Por isso mesmo tento me colocar no lugar das outras pessoas, para inclusive entender os seus ideais.

Qual é a importância da fotografia impressa?
A fotografia impressa é um documento. Com ela, não precisamos de computador ou celular, sem falar que dura muito mais do que um pen drive, por exemplo. É claro que os sentimentos estão além do papel. E creio que precisamos pensar sobre os novos conceitos e as novas gerações, que vão encontrar em outros meios isso que encontramos hoje no papel. Não podemos também ser tão duros, tão teimosos em pensar que a fotografia no papel é mais importante. O mais importante é a força que a fotografia tem, não importa o meio em que esteja.

LEIA TAMBÉM!

Apresentamos: Fernanda Giarato! #Digipix Day

Apresentamos: Márcio Monteiro! #DigipixDay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo